AL Seguros

Saiba como ser PME Líder

Tem o que precisa para ser uma PME Líder?

Na hora de definir o que é ser líder, as opiniões são muitas. Os especialistas dizem que a liderança é a habilidade de motivar e influenciar os outros, de forma ética e positiva, para que contribuam para alcançar os objetivos da equipa e da organização, e que ser líder não tem a ver com o cargo que se ocupa mas em ser um exemplo e motivar quem nos rodeia. No caso das empresas não é diferente. Todas querem liderar. Mas tão ou mais importante do que uma empresa ser líder de mercado, é também ser considerada como um “motor do desenvolvimento da economia nacional”.

Esse é o caso das empresas PME Líder, uma distinção atribuída todos os anos pelo IAPMEI a um grupo de organizações que se destacam de forma positiva. Na última edição, em 2012, 6.678 empresas foram eleitas PME Líder, num universo de micro, pequenas e médias empresas em Portugal que se calcula que seja na ordem de 1,17 milhões (segundos dados do INE, relativos a 2010), o que equivale a 99,9% do total, sendo que as PME são responsáveis por 60,6% do volume de negócios gerado no país.

Fazendo a distinção por setor de atividade, as empresas da indústria e do comércio/serviços são as mais representadas na lista PME Líder, com 2.421 e 3.221, respetivamente, tendo em 2012 sido criada uma nova categoria de Agricultura e Pescas, com 79 empresas distinguidas.

Do universo das PME Líder destaca-se ainda um grupo mais restrito, consideradas PME Excelência. Em 2011, o estatuto PME Excelência foi atribuído a mais de 1400 empresas “que apresentam rácios de solidez financeira e de rendibilidade acima da média nacional, que têm sabido manter altos padrões competitivos num contexto particularmente exigente e que estão a conseguir ultrapassar a crise com crescimento, consolidação de resultados, e contributos ativos na criação de riqueza e de emprego das regiões onde se inserem”, refere o site do Programa FINCRESCE – Financiamento de Estratégias de Crescimento das Empresas.

O que é o estatuto PME Líder?

Através da atribuição do estatuto PME Líder, o Programa FINCRESCE tem como objetivo conferir notoriedade e melhorar as condições de financiamento das empresas com perfil de risco acima da média e que adotem estratégias de crescimento e de reforço da sua base competitiva. Ou seja, as melhores são recompensadas.

Desta forma, o estatuto PME Líder assume-se como um “selo de reputação de empresas”, criado pelo IAPMEI para distinguir o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores, sendo atribuído em parceria com o Turismo de Portugal e nove bancos parceiros (entre os quais a Caixa Geral de Depósitos) e tendo por base a avaliação das melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.

Longe de ser apenas uma medalha por bom comportamento, uma empresa considerada como PME Líder tem direito a benefícios, como “acesso em melhores condições a produtos financeiros e a uma rede de serviços, facilitação na relação com a banca e a administração pública, e um certificado de qualidade para as empresas na sua relação com o mercado”. Outro objetivo passa ainda por potenciar o alargamento do mercado de capitais a estas empresas de dimensão intermédia.

A quem se destina?

Todas as PME se podem candidatar ao estatuto PME Líder. O Programa FINCRESCE abrange as PME Líder, empresas que pelas suas qualidades de desempenho e perfil de risco se posicionem como motor da economia nacional em diferentes setores de atividade, prosseguindo estratégias de crescimento e liderança competitiva. De forma excecional, o Estatuto PME Líder poderá também ser atribuído a micro empresas que apresentem inovação de referência e com potencial de demonstração.

Como obter o estatuto PME Líder?

Antes de mais, é necessário garantir o enquadramento da empresa nos setores de atividade abrangidos pelo estatuto PME Líder. Fundamental é também obter a Certificação Eletrónica de PME (renovada anualmente), que se tornou indispensável com a entrada em vigor do DL nº 372/2007, de 06 de Novembro, para propostas de adesão a PME Líder. De seguida, a empresa terá de manifestar interesse na obtenção do selo PME Líder junto de uma instituição de crédito protocolada que efetuará a análise do perfil de risco da empresa e formalizará proposta ao IAPMEI, que validará ou não a atribuição do estatuto. O estatuto PME Líder tem a validade média de um ano e é normalmente atualizado nos meses de julho ou agosto, de cada ano.

Quais os critérios de atribuição do estatuto PME Líder?

Na hora de atribuir o selo de qualidade PME Líder, o IAPMEi tem em conta vários fatores determinantes, a começar por uma situação regularizada perante a Administração Fiscal, a Segurança Social, o IAPMEI e o Turismo de Portugal. Além disso, as empresas devem garantir uma boa avaliação do seu perfil de risco (rating AAA; AA e A), de acordo com os sistemas internos de notação de risco dos bancos parceiros. São também valorizadas as empresas que tenham pelo menos três exercícios de atividade completos e que apresentem: resultados líquidos positivos, ou crescimento do volume de negócios, ou crescimento EBITDA; autonomia financeira igual ou superior a 20% dos capitais próprios/ativo líquido); volume de negócios acima dos 500 mil euros; e mais de 5 trabalhadores. Caso estes critérios se alterem, o estatuto PME Líder pode caducar em qualquer momento.

Para serem promovidas a PME Excelência, as empresas terão ainda de cumprir adicionalmente os seguintes critérios: pertencerem aos dois primeiros níveis de rating (AAA ou AA); terem uma autonomia financeira na ordem dos 35%, crescimento de 5% do volume de negócios face ao ano anterior, rendibilidade dos capitais próprios de 10% e rendibilidade do ativo de 3%.

Quais os principais benefícios?

Para as empresas PME Líder, o Programa FINCRESCE disponibiliza serviços de consultoria, em condições favoráveis, para a realização de avaliações de desempenho. Além disso, é feita uma promoção ativa das empresas distinguidas, conferindo visibilidade ao seu mérito no mercado. Com melhor reputação, as empresas reforçam a sua capacidade negocial e mais facilmente conseguem obter financiamento. Acima de tudo, as PME líder têm acesso a uma oferta específica de produtos e serviços financeiros com melhores condições de qualidade e preço, disponibilizados pelos bancos protocolados, e também melhor acesso às Linhas de Crédito PME Crescimento.

Fonte: IAPMEI