Saiba como agir perante situações fraudulentas

A fim de procurar ajudá-lo a melhor identificar possíveis situações fraudulentas, que não estão cobertas pela sua apólice, apresentamos algumas ações que podem permitir situações de fraude relativa a um Cliente.

Não basta dispor de garantia para o Cliente. É necessário assegurar que a entidade que assumirá o pagamento da transação é o Cliente para o qual dispõe de garantia.

Em casos de fraude, tem-se verificado que alguém, usurpando a identidade do Cliente, contacta o fornecedor por telefone ou e-mail, fazendo-se passar por um colaborador do Cliente e coloca uma ou mais encomendas em nome desse Cliente.

O  contacto  parece  credível e faz com que o fornecedor acredite que pode realizar o negócio. Para intercetar questões que possam ser colocadas pelo fornecedor, o endereço, o número de telefone e todo o “website”  podem  ter  sido  falsificados.

Esta é a primeira transação que faz para um novo cliente?

Nesta situação é indispensável confirmar a veracidade da encomenda, através de contacto para o endereço ou contactos oficiais do Cliente. Tenha  em  atenção  as  sugestões  seguintes.

Recebeu o pedido de encomenda por telefone ou e-mail?

Sendo mais difícil confirmar um pedido  feito  por  telefone  ou  e-mail, deve considerar uma análise mais atenta de encomendas  vindas por estes meios, principalmente se outros  aspetos  dessas  encomendas lhe despertarem maior atenção. Não tenha receio de ligar para a empresa e  verificar alguns dados. Se não conseguir que a chamada seja efetuada, procure outras formas de se certificar que não há fraude e tente sempre ligar para os contactos oficiais da empresa.

A sua pessoa de contacto é realmente um colaborador da empresa Cliente?

Se suspeitar da relação entre a pessoa que o está a contactar e a empresa cliente, questione diretamente o Cliente.

O endereço de e-mail apresentado é um e-mail oficial da empresa?

Se não for de um e-mail oficial da empresa que está a colocar a encomenda, deve solicitar à sua pessoa de contacto todos os elementos necessários que atestem a veracidade do pedido.

Existem erros na gramática do correspondente?

As mensagens escritas e enviadas por fax ou e-mail podem conter erros gramaticais ou expressões que lhe pareçam demasiado estranhas.
Nestas situações procure verificar o endereço de e-mail.

A empresa surge em motores de busca ou está registada em outros websites de entidades do país de origem?

Procure confirmar se a empresa está registada no país de origem.

A morada apresentada não levanta qualquer dúvida ou é uma P.O. Box?

As moradas de P.O. Box são muito difíceis de localizar, pelo que deve procurar sempre obter uma morada alternativa para envio da encomenda mas também de qualquer correspondência que pretenda efetuar com a empresa cliente.

Foi-lhe pedido que entregasse a encomenda num endereço diferente?

Se o seu cliente lhe pediu para efetuar a entrega num determinado local mas no decurso ou no final do processo de encomenda lhe  pede para alterar o local por uma qualquer razão, desconfie e procure validar se o local existe ou se está consignado a uma empresa/entidade.

Caso já tenho sofrido ou venha a sofrer prejuízos, dvertimos para a importância de comunicar o crime às autoridades competentes.

COSEC, Nº2 2015