Portugal terá 45 por cento da energia consumida com origem em renováveis até 2030

Bruxelas fixou que até 2030 pelo menos 32% do total da energia produzida pelos Estados-membros tivesse origem em fontes verdes, estabelecendo que cada país da União Europeia (UE) tem que elaborar um Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC), com a definição de metas e políticas nacionais no que respeita à descarbonização, à eficiência e à segurança do abastecimento, bem como o novo desenho do mercado interno de energia, até ao final de dezembro.

O documento, segundo o governante, será "a base da estratégia das políticas da energia até 2030", depois de o Governo ter apresentado o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 há duas semanas.

"É preciso um enorme esforço coletivo para estruturar uma transição energética que potencie e otimize o tecido industrial, tecnológico e científico nacional para aproveitar as oportunidades existentes", disse o secretário de Estado na abertura da conferência.

"Precisamos de uma estratégia clara e precisamos de políticas públicas de qualidade, precisamos de universidades, de centros de investigação e empresas empenhadas na transição energética e de um sistema financeiro que efetivamente financie o que deve ser financiado", acrescentou.

João Galamba insistiu, a propósito, na necessidade de aumentar a literacia financeira, destacando o lançamento na conferência do Centro de Informação para a Energia (CINERGIA) que irá promover junto dos cidadãos consumidores de energia "uma visão integrada, didática e interativa do setor energético".

Notícias ao Minuto, 18/12/2018