AL Seguros

PPR captaram mais de 3 milhões de euros por dia

Os portugueses aplicaram perto de três milhões de euros por dia em seguros de PPR no último ano, com estes produtos a passarem a captar cerca de 13,5 mil milhões de euros.

Num ambiente dominado por taxas de juro extremamente baixas, os investidores têm vindo a diversificar as suas poupanças, em busca de rendimentos mais atractivos.

Ao longo do último ano, os aforradores nacionais aplicaram mais de mil milhões de euros em seguros de PPR. Os seguros de PPR cresceram 8,6% entre Fevereiro de 2014 e Fevereiro de 2015, com o montante sob gestão a subir para 13,5 mil milhões de euros, segundo os dados divulgados pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS).

Apenas nos primeiros dois meses de 2015, data até à qual existem valores, as poupanças aplicadas nestes produtos para a reforma aumentaram mais de 260 milhões de euros. Com um retorno médio de 3,4% nos últimos oito anos (2006 a 2013), os PPR são uma alternativa aos depósitos a prazo.

Apesar da evolução positiva das aplicações em PPR, são os seguros de capitalização que continuam a representar a maior fatia das poupanças aplicadas em seguros. Os seguros de capitalização gerem cerca de 27,3 mil milhões de euros, um montante 5,1% acima do valor registado no período homólogo.

No total, as seguradoras mantêm 41,9 mil milhões de euros em produtos de poupança, o que representa um aumento de 4,7% face ao final de Fevereiro de 2014.

Jornal de Negócios