O que deve analisar antes de contratar um crédito ao consumo

O crédito ao consumo está de volta. De acordo com os dados do Banco de Portugal, disponibilizados no Portal do Cliente Bancário, em fevereiro de 2016 foram realizados mais de 113 mil novos contratos, mais 15,5% do que no mesmo mês do ano anterior.

Um consumidor pode pedir um crédito ao consumo para vários fins: para comprar bens domésticos; para ir de férias; pagar despesas de educação ou saúde; para adquirir um carro ou então para pagar despesas do quotidiano através do cartão de crédito ou da conta ordenado. Seja qual for o objetivo final, o importante é que esteja ciente das suas responsabilidades e direitos.

Se está a pensar em fazer um empréstimo desta natureza tome nota de algumas informações úteis.

1. Compare antes de contratar

Antes de se comprometer com o banco para um crédito ao consumo é importante que analise atentamente alguns dados relativos ao mesmo. Quando estiver na fase da comparação de créditos recolha e guarde todas as FIN (Fichas de Informação Normalizadas) por cada simulação e oferta que os bancos lhe fizerem.

Para além de analisar atentamente o custo do crédito e comparar todas as opções que tem disponíveis é ainda fundamental fazer um exame às finanças da família e ao impacto que a prestação mensal terá no orçamento familiar. Assim, deve calcular a sua taxa de esforço antes de se comprometer com um crédito. A Deco recomenda que a taxa de esforço não seja superior a 35%.

2. Esteja atento à taxa de juro

Um dos aspetos mais relevantes a saber antes de contratar um crédito ao consumo é conhecer a taxa de juros que incidirá sobre o empréstimo. E neste campo deverá olhar para a TAEG (Taxa anual de encargos efetiva global). Trata-se de uma medida anual do custo total do crédito, expressa em percentagem do respetivo montante do empréstimo. Esta medida inclui, além dos juros, as comissões, despesas, impostos e encargos com seguros exigidos.

3. Leia o contrato antes de assinar

Faça todas as perguntas antes de assinar o contrato e certifique-se que este documento corresponde exatamente ao que lhe foi proposto na primeira abordagem.

O contrato de crédito ao consumo deve especificar todos os dados relativos à natureza do empréstimo que está a subscrever, nomeadamente, aqueles que se encontram destacados na caixa em baixo.

Saldo Positivo, 19/04/2016