O que as empresas devem saber antes de contratar o seguro de crédito

O seguro de crédito é responsável por oferecer proteção os recebimentos da empresa, o que representa uma forte segurança a seu fluxo de caixa. Em caso de insolvência ou falência por parte de algum de seus clientes, a organização segurada é indenizada conforme os termos e condições da apólice emitida.

No entanto, o seguro de crédito não é aplicável para todos os casos e, assim como na contratação de outros tipos de seguro, existem detalhes que o segurado deve se ater antes de tomar a decisão de seguir com esse serviço.

O seguro de crédito cobre apenas vendas com pagamento a prazo. Vendas com pagamento à vista ou com pagamento antecipado não representam riscos de crédito e por isto não são seguráveis.

Os benefícios

As vantagens se uma contratação de seguro de crédito também são pontos importantes de serem ressaltados. A adquirência do serviço transfere o risco de não pagamento que o comprador pode representar para um terceiro, o que garante previsibilidade para o caixa da empresa. “A seguradora oferece cobertura de risco de crédito contra o não pagamento dos compradores causado por insolvência ou atraso simples porque faz uma análise criteriosa do comprador, considerando sua capacidade de pagamento, seus números financeiros e seu comportamento no mercado” completa Mendonça.

Um outro ponto importante é a avaliação e monitoramento que a seguradora realiza de compradores no mercado. Isso possibilita que ela tenha de antemão informações importantes para o vendedor em relação ao comprador sobre o qual se pede cobertura de risco de crédito. Por ter informações de diversos outros segurados que também são fornecedores do mesmo comprador, a seguradora possui dados que o mercado geralmente não tem e fica sabendo de problemas de pagamento antes que os tradicionais bureaus de crédito sejam informados.

Konta Azul, 03/10/2019