Estudo da Economia Portuguesa

Ameaças e Oportunidades:

• Aumento dos riscos de desintegração europeia

• Toxicidades acumuladas no sistema bancário europeu manifestam-se progressivamente da Itália à Alemanha

• Riscos na Zona Euro

• Desvalorização do Euro

• Risco de sanções a Portugal pressiona Estado e pode condicionar Financiamento do Investimento («Portugal 2020»), restrições orçamentais tendem a aumentar

• Aumento riscos geopolíticos na Eurásia e no Norte de África

• Diminuição dos preços do petróleo, dos metais e de outras matérias primas

• Aumento das importações da América e da Europa

• Diminuição das importações de Angola e do Brasil

• Imagem muito favorável de Portugal e de Lisboa no Mundo, com melhoria da sua notoriedade.

Pontos fortes e Potencialidades (Strengths): Sociedades não financeiras - vantagens competitivas apesar das condicionantes endógenas e exógenas, manifestas no aumento das exportações de produtos e serviços (turismo) e no aumento das suas quotas nas importações mundiais, fruto de um trabalho notável realizado ao longo de décadas, inversão de necessidades para capacidades de financiamento;

Sociedades financeiras -  Aumento do financiamento das exportações e do investimento (externo e interno)

Estado - potencial de reforma profunda por realizar que o reoriente para a valorização das Sociedades e das Famílias e para a minimização de Riscos e Custos do Meio Ambiente envolvente;

Famílias - capacidade de resiliência apesar de todos os fatores contrários (serviço das suas dívidas e apoio aos serviços das dívidas alheias através de tributação excessiva e de rendas excessivas), permitiram a diminução do endividamento, e aumento das remessas de emigrantes

País - atratividade geográfico-histórico-cultural, potencialidade de reversão da predominância de jogos de soma negativa ou nula em positiva, de círculos viciosos em virtuosos, de entropias em sinergias e empatias, de cultura conservadora de status quo e competitiva em cultura de inovação e competitivo-cooperativa, com base na cultura humanista e universalista Luso-Latina da Nação portuguesa.

Pontos fracos e Vulnerabilidades (Weaknesses):

Estado - Aumento da dívida pública, aumento da despesa pública corrente, aumento da tributação (sem reforma contribui para a (Var -)Valor e (Var +) Riscos no Meio Ambiente), nível de necessidades de financiamento muito elevadas, Segurança Social condicionada;

Famílias (incluem Empresários em nome individual) - sobrecarga fiscal, sobre-endividamento, limitações no acesso ao financiamento, abuso de posições dominantes de mercado, desvalorização das classes de rendimentos intermédios, empobrecimento, envelhecimento, e diminuição das capacidades de financiamento da Economia;

Sociedades não financeiras - Riscos e custos de Meio Ambiente excessivos, nomeadamente energéticos e logísticos, abuso de posições dominantes de mercado, Procura Interna desvalorizada, sistema fiscal desfasado da criação de valor, limitações na gestão de riscos e na informação para a tomada de decisões;

Sociedades financeiras - Excessiva exposição à Procura Interna desvalorizada manifesta no crescente (Var +) créditos vencidos / créditos concedidos, limitações de regulação, imitações na gestão de riscos e e na informação para a tomada de decisões para melhorar o financiamento de Pequenas e Médias Empresas, nomeadamente no Mercado Interno, nível elevado de toxicidades acumuladas;

País - predominância de jogos de soma negativa ou nula, de círculos viciosos e de entropias, manifestas nos riscos do Meio Ambiente e na desvalorização da Procura Interna.

Ignios, 09/2016