Cinco conselhos para criar um negócio enquanto trabalha

Muitas vezes o desenvolvimento de uma ideia de negócio pode demorar anos até ser concretizada. Por isso, muitos empreendedores começam a dar os seus primeiros passos no mundo empresarial quando ainda estão a trabalhar a tempo inteiro por conta de outrem. Se é esse o seu caso, conheça alguns conselhos para ajustar a sua rotina e conseguir desenvolver a sua ideia de negócio enquanto trabalha a tempo inteiro.

1. Salvaguarde-se de que não está a desrespeitar o seu contrato de trabalho

Se está a trabalhar por conta de outrem, e ao mesmo tempo a desenvolver o seu próprio projeto empresarial, é fundamental certificar-se de que não está a violar nenhuma regra prevista no seu contrato de trabalho ou a infringir o código de conduta da sua empresa. Verifique sempre todas as cláusulas do seu contrato. Caso contrário pode ser acusado de concorrência desleal ou de comportamento pouco ético pela sua entidade patronal. Uma forma de evitar este tipo de problemas é criar um negócio em que o produto ou serviço que esteja a desenvolver seja diferenciador face aos produtos ou serviços oferecidos pela empresa onde trabalha.

2. A organização é um fator crucial

Contactar fornecedores, ter acesso a serviços e conseguir falar com as pessoas certas são algumas das tarefas diárias dos empreendedores que pretendem ver o seu negócio a expandir-se. Mas para quem está a trabalhar, nem sempre é fácil conseguir executar todas estas tarefas ao mesmo tempo. Por isso, a organização é o fator-chave para ser bem-sucedido. Marque na sua agenda tarefas diárias ou semanais relacionadas com o seu projeto que devem estar concluídas até ao fim do seu dia ou da semana. Essas tarefas poderão passar pela marcação de uma reunião com futuros investidores, ou pelo acompanhamento de um evento de ‘networking’ ou até pela leitura de um livro sobre a área de negócio que pretende explorar.

3. Nunca se esqueça dos motivos que o levaram a criar o seu negócio

Ao longo do percurso da sua empresa, desde a fase embrionária até ao último estágio da sua vivência enquanto empresário, o empreendedor deverá ter sempre presente as razões pelas quais decidiu dedicar-se à criação do negócio. Esta é uma forma de manter a motivação, pois o seu sonho vai parecer menos difícil de realizar, de acordo o portal Entrepreneur.

Para ajudá-lo a manter o foco é importante criar objetivos a longo prazo e traçar um plano de negócios. Este documento deverá ser o mais detalhado possível e conter todos os passos que pretende tomar, o perfil de consumidor que quer atingir e o nível de vendas que pretende alcançar.

4. Valide a sua ideia

A falta de apetência do mercado para um produto ou serviço é a principal razão apontada pela Inc.com para o fracasso da maior parte dos negócios. Por esta razão, é fundamental testar a sua ideia de negócio junto dos consumidores, antes do lançamento oficial do negócio. Peça opiniões honestas e ouça as críticas antes de iniciar o investimento. Faça pesquisas de mercado e recorra a vários tipos de potenciais consumidores do seu serviço antes de se comprometer totalmente no lançamento do seu negócio.

5. Tire partido do seu tempo livre para aprender mais sobre o seu negócio

Se trabalha a tempo inteiro por conta de outrem vai ter de rentabilizar ao máximo os seus dias livres para conseguir desenvolver o seu próprio projeto empresarial. Aproveite os fins de semana, feriados ou férias para frequentar “workshops”, ler livros e informar-se sobre o mercado que quer explorar.

Sado Positivo, 11/04/2016