AL Seguros

12 receitas para impulsionar as exportações

“Tal como um ciclista a pedalar contra o vento, o comércio  mundial tem travado uma batalha interminável. É verdade que as perspetivas apontam para  uma  melhoria  geral  e  estagnação parece uma palavra do passado, mas a concorrência é feroz. O comércio é como uma maratona: temos os corredores da frente e outros mais preguiçosos; concorrentes esfomeados – uns que dão tudo por tudo e outros que ficam pelo caminho. Conseguirão os países mais ansiosos acompanhar o passo? Conseguirão as forças externas, mais uma vez, alterar as regras do jogo? Para  responder a estas questões, levantámos a tampa para ver o que se está a cozinhar na panela do comércio global.” 

Ludovic Subran
Economista Chefe do Grupo Euler Hermes

Conheça alguns dos conteúdos que são abordados nesta edição de fevereiro - março do relatório da Euler Hermes, dedicado ao Comércio Global.

Principais países exportadores 

O relatório classifica os países de acordo com o crescimento médio das suas exportações e a estimativa de ganhos nominais alcançados por estes mercados em  2015 e 2016 (fig.01). Desta análise resulta assim uma tipologia de exportador repartido em #04 grupos: Os Glutões (ganhos elevados e crescimento elevado das exportações), os Gourmets (ganhos elevados devido à dimensão do mercado mas com crescimento moderado das exportações), os Esfomeados (ganhos nominais  reduzidos mas em franca recuperação) e os países em Dieta (ganhos reduzidos e crescimento reduzido das exportações), grupo este que integra Portugal.

Principais mercados destino

Também nesta edição encontramos a identificação dos países com maior crescimento das suas importações, para o período de 2015 e 2016, distribuídos numa matriz que classifica os países de acordo com o seu perfil de risco e a % de crescimento médio das importações para o período, destacando o Top15 de mercados destino das exportações, denominados de “Delícias” (fig.02). 

Receitas para impulsionar as exportações 

Por último, nesta publicação da Euler Hermes sobre o comércio internacional vai encontrar ainda #12 deliciosas receitas para conseguir alcançar o sucesso na  abordagem aos mercados de exportação.

COSEC 10/08/2015