AL Seguros

10 conselhos para umas férias em segurança

Um post no Facebook ou uma fotografia no Instagram, ou qualquer outra rede social, “denunciando” que estamos de férias é um hábito enraizado nos dias de hoje no povo português. 

Muitos são aqueles que anunciam que vão de férias ou que simplesmente atualizam o seu percurso nesta época de verão, seja pelas praias, campo ou cidades. 

Ora é exatamente a pensar neste “sede” de partilhar por onde vamos e onde estamos que a seguradora Zurich desenvolveu um decálogo com uma série de recomendações básicas de segurança. Alerta, entre outras situações, para os perigos das partilhas nas redes sociais, aconselha a verificar as medidas de segurança da casa e sugere que o melhor passa por contratar um seguro de viagem. 

Eis a listagem: 

1) A primeira, é, claro está, não divulgar publicamente os planos de férias, nem fornecer datas e períodos fora de casa, assim como outras informações pessoais. As redes sociais e blogs são plataformas públicas, por isso todos aqueles que desejarem podem aceder à informação e partilhar conteúdos. 

2) Antes de sair, confirme que as medidas de segurança instaladas em casa funcionam corretamente. Ou seja verifique que fechou as portas e janelas e, caso tenha, ativou o alarme. 

3) Deixar uma cópia da chave a alguém de confiança (familiares ou amigos) e avisar os vizinhos para estarem atentos a qualquer movimento estranho durante a sua ausência, em especial se for prolongada. Na hora de levar o carro… 

4) Verificar o estado do veículo e fazer a revisão. Faça uma vistoria aos pneus, ao sistema de iluminação, de travagem, de arrefecimento e ao nível de líquido de refrigeração. Para assim viajar em segurança. 

5) Verifique se leva todos os elementos auxiliares obrigatórios e o respectivo estado. Deve verificar a pressão e o estado do pneu de substituição, se leva o colete refletor, uma caixa de ferramentas básica, lâmpadas de substituição e triângulo de emergência. Caso viaje para fora do país não se esqueça de verificar a respetiva legislação. 

6) Evite as horas de maior afluência, consulte as condições meteorológicas e planifique bem a sua rota. 

7) Não tenha medo de descansar. Quando for conduzir lembre-se que é muito importante adequar a condução ao estado da estrada e à afluência do trânsito, tendo em conta as normas de circulação e os períodos de descanso necessários. Ao volante descanse no mínimo 15 minutos por cada 200 km ou a cada duas horas de condução. 

8) Verifique a validade do seguro e da inspeção. E não esquecer de verificar também se o serviço de assistência em viagem está incluído. Sim, vamos viajar… 

9) Prepare os documentos necessários: cartão do cidadão, passaporte e vistos. Para viajar para os países da União Europeia e/ou do Espaço Schengen a entrada é permitida com o cartão do cidadão. Fora destes países, os cidadãos necessitam de passaporte. No entanto, em alguns países o passaporte deve ter uma validade superior a seis meses. Quanto aos vistos, recomenda-se que consulte o sítio do Ministério dos Negócios Estrangeiros. 

10) Adquira um seguro de viagem. É o mais recomendável. Desta maneira, pode assegurar a proteção, dentro ou fora do país, em caso de acidente, doença, extravio de bagagens, despesas imprevistas com medicamentos e hospitais ou mesmo o cancelamento de viagens.

Mundo dos Seguros 16/07/2015