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Portugal tem crescimentos muito positivos nos Bens de Grande Consumo

“No total, assistiu-se a um aumento de vendas em valor de 1,8% (-0,3pp em relação ao período homólogo). No acumulado do ano de 2016, a Europa aumentou 1,3% nas vendas em valor, um crescimento muito aquém do registado em 2014 (2,6%) e em 2015 (2,4%)”, pode ler-se na nota enviada às redações.

Referindo que a Europa se encontra num “contexto negativo”, em que os Bens de Grande Consumo registaram, “no total do ano 2016, o crescimento mais baixo desde 2013”, Portugal apresenta-se com “crescimentos muito positivos em 2016”, colocando-se mesmo acima da maioria dos países analisados (Finlândia, o Reino Unido, a Alemanha, a Dinamarca, a Itália e a França, entre outros).

“Portugal destaca-se por ser o 5.º país com maior crescimento em volume (2,6%) no total do ano. Também os preços revelam uma estabilização gradual, com decréscimos de apenas -0,1% em 2016 face a -0,3% em 2015 e -0,6% em 2014, demonstrando que “apesar de a aposta contínua em promoções continuar a ser uma realidade (44% das vendas), Portugal está a sair de um cenário de deflação nos Bens de Grande Consumo”, explicou Ana Paula Barbosa, Retailer Services Director da Nielsen.

Trata-se, deste modo, de uma “significativa recuperação do crescimento de vendas em valor em Portugal: em 2016, este crescimento foi de 2,5% (contra 1,3% na Europa), sendo este o maior valor alcançado desde os últimos 8 anos”.

A responsável da Nielsen revela que “os consumidores portugueses estão mais confiantes do que nunca e mostram-se dispostos a consumir mais e a comprar produtos premium”, o que é ainda mais premiado com as “boas condições climatéricas”.

Bebidas, congelados, mercearia, higiene do lar e higiene pessoal são os setores em que os resultados positivos foram mais visíveis.

Notícias ao Minuto, 08/03/2017