Empresas norte-americanas geram 3 por cento do PIB português

De acordo com informações recentes da Câmara de Comércio Americana em Portugal, existem aproximadamente 130 empresas norte-americanas em Portugal. O volume de negócios conjunto atinge 5 mil milhões de euros, correspondente a cerca de 3% do produto interno bruto português. Além disto, mais de 21 mil pessoas trabalham nestas empresas norte-americanas, das quais 70% estão em Portugal há mais de 25 anos e mais de 90% decidiram ter a sua sede na região de Lisboa.

As empresas do setor tecnológico ocupam a primeira posição na lista de setores que escolhem Portugal como sede da empresa. A par das atividades de seguros e financeiras, o setor tecnológico representa aproximadamente 20% das empresas norte-americanas em Portugal.

A empresa Dell, que veio para Portugal em 1996 e tem atualmente acima de cem trabalhadores no país, é um desses exemplos. “Em termos de volume de negócios, a Dell Portugal é uma das maiores empresas a operar no país na área das tecnologias de informação. Os nossos investimentos estão ligados aos milhares de empregos que a companhia gera nas mais de duas mil empresas que trabalham ligadas à Dell em todo o país”, explicou o diretor-geral da Dell Portugal ao DN/Dinheiro Vivo.

Jornal Económico, 05/11/2016