AL Seguros

Empresas moçambicanas vão ter portal para facilitar investimento

Três organizações moçambicanas anunciaram a preparação de uma plataforma eletrónica em que as pequenas e médias empresas do país poderão candidatar-se a fornecer bens e serviços aos grandes projetos de investimento estrangeiro no país.

O portal "vai ligar a procura à oferta" destacou Agostinho Vuma, presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), principal associação patronal de Moçambique, durante a apresentação da iniciativa SPX - Subcontrating and Partnership Exchange - título traduzido para Intercâmbio de Parcerias e Subcontratações.

A apresentação decorreu durante a XV Conferência Anual do Setor Privado (CASP), em Maputo.

Na abertura do evento, foi assinado um memorando de entendimento entre a CTA, a Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (Apiex) e a empresa Mozambique Community Network (MCNet) com vista à instalação da plataforma, apresentada na Internet como uma parceria com as Nações Unidas e alguns dos maiores investidores estrangeiros em Moçambique.

As pequenas e médias empresas de Moçambique foram convidadas a inscrever-se no portal, que fará uma avaliação e certificação base de cada uma, para as adequar aos pedidos de fornecimento que venham a ser publicados.

A CTA anunciou que, nesta fase, as firmas podem candidatar-se a um programa de assistência técnica de apoio à certificação que lhes permita estar presentes no portal SPX.

Economia ao Minuto, 12/03/2018