AL Seguros

FAQ's

AL Seguros apresenta, nesta área do seu website, respostas às perguntas levantadas com mais frequência no âmbito da sua relação com os clientes.

Quanto custa o Seguro de Crédito?

O preço do seguro calcula-se em proporção ao montante total das vendas seguradas. É um gasto fiscalmente dedutível.

O que são Recuperações?

Qualquer quantia paga pelo devedor ou pelos seus garantes à Companhia ou ao segurado com posterioridade à declaração do Aviso de Ameaça de Sinistro.

Quais são os dados que necessito apresentar para aceder a uma proposta?

Para apresentar uma proposta, é necessário apresentação dos seguintes elementos:

 

  • Questionário técnico AL Seguros aonde a empresa indicará o seu sector de atividade, volume de vendas a crédito, duração dos créditos e distribuição geográfica dos seus clientes.
     
  • Balanço e demonstração de Resultado do ano anterior e ultimo balancete desse ano.
     
  • Ficheiro em Excel de todos ou dos 25 principais clientes indicando nome, morada completa, nif ou registo comercial, pais e valor a crédito concedido.
     
  • Mapa de Previsões de Cobranças duvidosas (se houver).
Como posso conhecer melhor o Seguro da Crédito global e avulso?

Neste website encontrará informação pormenorizada sobre os produtos e soluções de seguro de crédito global e avulso. Poderá, no entanto, contactar-nos com o fim de obter informação personalizada e todas as explicações que necessite sobre os nossos produtos, soluções e principalmente os nossos serviços diferenciadores.

Quais são as coberturas do seguro de crédito?

As coberturas garantem proteção contra risco de crédito nos negócios realizados nos territórios nacional e internacional.

Quais são as garantias do seguro de crédito à exportação?

Garantia contra riscos comerciais, riscos políticos e extraordinários. A subscrição do seguro de crédito implica a obtenção de um seguro mas também de um instrumento de prevenção, cobrança e garantias que lhe permite reduzir custo de financiamento bancário.

O que é Cobertura?

A existência de garantias derivadas de uma Apólice sobre o crédito em questão.

O que é Crédito?

A quantia devida pelo cliente ao segurado como consequência do aprazamento do pagamento das mercadorias, bens, serviços ou instalações entregues, prestados ou realizados pelo segurado.

O que se entende por Duração dos Créditos?

O prazo que decorre entre o nascimento do risco e o vencimento da condição de pagamento mais longa que se tenha acordada para cada operação.

O que se entende por Mercado?

O âmbito geográfico de cobertura das operações seguradas.

O que são Vendas Seguráveis?

As operações a crédito realizadas pelo segurado que, pela sua natureza e por aplicação das condições da Apólice, são suscetíveis de ser seguradas.

Quais são os riscos não incluídos na cobertura?

Excluem-se da cobertura pelo Seguro as operações realizadas com as Administrações Públicas e seus Organismos dependentes, com filiais e sucursais, com pessoas físicas, bem como as vendas a clientes não classificados pela Companhia e, em geral, as realizadas fora do âmbito do negócio e/ou mercado segurado.

Posso segurar unicamente operações isoladas?

É possível, em relação a um mesmo segurado, identificar linhas de negócio ou grupos de clientes com características comuns não sujeitadas à cobertura do seguro. No entanto, não é possível segurar operações individuais fora do contexto de um contrato de cobertura global. No entanto, AL Seguros possuem soluções avulso que permitirão segurar operações isoladas.

O que é Classificação?

O limite de crédito autorizado pela Companhia para cada um dos clientes do segurado.

O que se entende por Condições de Pagamento do Crédito?

O prazo de crédito, medido em dias naturais decorridos desde a data de entrega da mercadoria, prestação do serviço ou execução da instalação até à data prevista para o pagamento entre o segurado e o seu cliente.

O que é Falta de Pagamento?

A inexistência do pagamento na data de vencimento prevista.

O que é Renovação do Crédito?

O prolongamento da duração do crédito inicialmente prevista.

O que é Mora Prolongada?

A insolvência aparente de um devedor manifestada pela manutenção, durante o prazo estabelecido na Apólice, da situação de falta de pagamento de um crédito.

O que é Aviso de Ameaça de Sinistro?

A comunicação mediante a qual o Segurado informa e envia à Companhia toda a documentação original de acreditação de um crédito não pago, dando por concluídas as suas ações amigáveis de cobrança.

O que é Insolvência Definitiva?

A incapacidade do devedor em satisfazer o pagamento do crédito ao segurado, definida por alguma das situações que determinam a verificação do sinistro.

O que são Ações de Recuperação?

As ações realizadas posteriormente à comunicação do Aviso de Sinistro dirigidas pela Companhia e que têm por finalidade a obtenção do pagamento do crédito pelo devedor ou pelos seus garantes.